sexta-feira, 24 de junho de 2011

TRANSMIGRAÇÃO (3) PROGRESSIVA



189 Desde o princípio de sua formação, o Espírito desfruta da
plenitude de suas faculdades?
– Não, o Espírito, assim como o homem, tem também sua infância.
Na origem, os Espíritos têm somente uma existência instintiva e mal têm
consciência de si mesmos e de seus atos. É pouco a pouco que a inteligência
se desenvolve.
190 Qual é o estado da alma em sua primeira encarnação?
– É o estado de infância na vida corporal. Sua inteligência apenas
desabrocha: a almaensaia para a vida.
191 As almas de nossos selvagens são almas em estado de infância?
– De infância relativa; são almas já desenvolvidas, pois já sentem
paixões.
191 a As paixões são, então, um sinal de desenvolvimento?
– De desenvolvimento sim, mas não de perfeição. As paixões são um
sinal da atividade e da consciência do eu, visto que, na alma primitiva, a
inteligência e a vida estão em estado de germe.
A vida do Espírito, em seu conjunto, passa pelas mesmas fases que
vemos na vida corporal. Gradualmente, passa do estado de embrião ao
de infância para atingir, no decurso de uma sucessão de períodos, o de
adulto, que é o da perfeição, com a diferença de que não conhece o
declínio e a decrepitude, isto é, a velhice extrema como na vida corporal.
Essa vida, que teve começo, não terá fim; precisa de um tempo
imenso, do nosso ponto de vista, para passar da infância espírita a um
desenvolvimento completo, e seu progresso se realiza não somente num
único mundo, mas passando por diversos mundos. A vida do Espírito se
compõe, assim, de uma série de existências corporais, e cada uma delas
é uma ocasião para o seu progresso, como cada existência corporal
se compõe de uma série de dias em cada um dos quais o homem adquire
um acréscimo de experiência e instrução. Mas, da mesma forma
que, na vida do homem, há dias que não trazem nenhum proveito, também
na do Espírito há existências corporais sem resultado, por não as
ter sabido aproveitar.
192 Pode-se, na vida atual, por efeito de uma conduta perfeita,
superar todos os graus e tornar-se um Espírito puro sem passar por
graus intermediários?
– Não, porque o que para o homem parece perfeito está longe da
perfeição. Existem qualidades que lhe são desconhecidas e que não pode
compreender. Ele pode ser tão perfeito quanto comporte a perfeição de
sua natureza terrestre, mas não é a perfeição absoluta. Da mesma forma
que uma criança, por mais precoce que seja, tem que passar pela juventude
antes de alcançar a idade madura; e um doente tem que passar pelo
estado de convalescença antes de recuperar a saúde. Aliás, o Espírito
deve avançar em ciência e moralidade; se progrediu apenas num deles, é
preciso que progrida no outro, para atingir o alto da escala. Porém, quanto
mais o homem avança em sua vida presente, menos longas e difíceis
serão as provas futuras.
192 a O homem pode, pelo menos, assegurar nesta vida uma
existência futura menos cheia de amarguras?
– Sim, sem dúvida, pode abreviar a extensão e reduzir as dificuldades
do caminho. Só o negligente se encontra sempre na mesma situação.
193 Um homem, numa futura existência, pode descer mais baixo
do que na atual?
– Como posição social, sim; como Espírito, não.
194 A alma de um homem de bem pode, numa nova encarnação,
animar o corpo de um perverso?
– Não. Ela não pode regredir.
194 a A alma de um homem perverso pode tornar-se a de um
homem de bem?
– Sim, se houver arrependimento, o que, então, é uma recompensa.
* A marcha dos Espíritos é progressiva e não retrógrada. Elevam-se
gradualmente na hierarquia e não descem da categoria que já alcançaram.
Em suas diferentes existências corporais podem descer como homens,
mas não como Espíritos. Assim, a alma de um poderoso da Terra
pode mais tarde animar o mais humilde operário, e vice-versa; essas
posições entre os homens ocorrem muitas vezes na razão inversa dos
sentimentos morais. Herodes era rei e Jesus, carpinteiro.
195 A possibilidade de se melhorar numa outra existência não
pode levar certas pessoas a perseverar no mau caminho, pelo pensamento
de que poderão sempre se corrigir mais tarde?
– Aquele que pensa assim não acredita em nada, e nem a idéia de um
castigo eterno o amedrontaria mais do que qualquer outra, porque sua
razão a repele, e essa idéia leva-o à incredulidade a respeito de tudo. Se
unicamente se tivessem empregado meios racionais para orientar os homens,
não haveria tantos céticos. Um Espírito imperfeito pode, de fato,
durante sua vida corporal, pensar como dizeis; mas, uma vez libertado da
matéria, pensa de outra forma, porque logo se apercebe de que fez um
cálculo errado e, então, virá consciente de um sentimento contrário a esse,
na sua nova existência. É assim que se realiza o progresso e é por essa
razão que existem na Terra homens mais avançados que outros; uns já
possuem a experiência que outros ainda não têm, mas que adquirirão
pouco a pouco. Depende deles impulsionar o seu próprio progresso ou
retardá-lo indefinidamente.
* O homem que se encontra numa posição má deseja trocá-la o mais
depressa possível. Aquele que está convencido de que as dificuldades desta
vida são a conseqüência de suas imperfeições procurará garantir uma nova
existência menos sofrida, e esse pensamento o desviará mais depressa do
caminho do mal do que a idéia do fogo eterno, em que não acredita.
196 Se os Espíritos apenas podem melhorar-se suportando as
dificuldades da existência corporal, segue-se que a vida material seria
uma espécie de cadinho (4) ou depurador por onde devem passar
para alcançar a perfeição?
– Sim, é exatamente assim. Eles se melhoram nessas provações evitando
o mal e praticando o bem. Mas é só depois de várias encarnações
ou depurações sucessivas que atingem o objetivo a que se destinam após
um tempo mais ou menos longo e de acordo com seus esforços.
196 a É o corpo que influi sobre o Espírito para melhorá-lo, ou o
Espírito que influi sobre o corpo?
– Teu Espírito é tudo; teu corpo é uma vestimenta que apodrece; eis tudo.
* No suco da videira, nós encontramos uma comparação semelhante
aos diferentes graus da depuração da alma. Ele contém o licor chamado
espírito ou álcool, mas enfraquecido por uma série de matérias estranhas
que lhe alteram a essência. Essa essência só atinge a pureza
absoluta após diversas destilações, em cada uma das quais se depura
das várias impurezas. O corpo é o alambique no qual a alma deve entrar
para se depurar; as matérias estranhas são como o perispírito que se
depura à medida que o Espírito se aproxima da perfeição.


3 - Transmigração: passagem da alma de um corpo para outro (N. E.).

4 - Cadinho: vaso refratário onde se fundem os metais. Neste caso, local em que os sentimentos são apurados (N. E.).

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