14 Deus é um ser distinto, ou seria, segundo a opinião de alguns,
resultante de todas as forças e de todas as inteligências do universo
reunidas?
– Se fosse assim, Deus não existiria, porque seria o efeito e não a causa;
Ele não pode ser ao mesmo tempo uma e outra coisa.
Deus existe, não podeis duvidar disso, é o essencial. Crede em mim, não
deveis ir além, não vos percais num labirinto de onde não podereis sair, isso
não vos tornaria melhores, mas talvez um pouco mais orgulhosos, porque
acreditaríeis saber e na realidade não saberíeis nada. Deixai de lado todos
esses sistemas; tendes muitas coisas que vos tocam mais diretamente, a
começar por vós mesmos. Estudai vossas próprias imperfeições a fim de vos
desembaraçar delas, isso vos será mais útil do que querer penetrar no que é
impenetrável.
15 O que pensar da opinião de que todos os corpos da natureza,
todos os seres, todos os globos do universo, seriam parte da Divinda-
de e constituiriam, pelo seu conjunto, a própria Divindade, ou seja, o
que pensar da doutrina panteísta?
– O homem, não podendo se fazer Deus, quer pelo menos ser uma
parte d'Ele.
16 Aqueles que acreditam nessa doutrina pretendem nela en-
contrar a demonstração de alguns atributos de Deus. Sendo os mun-
dos infinitos, Deus é, por isso mesmo, infinito; não havendo o vazio ou
o nada em nenhuma parte, Deus está, portanto, em toda parte; Deus,
estando por toda parte, uma vez que tudo é parte integrante de Deus,
dá a todos os fenômenos da natureza uma razão de ser inteligente. O
que se pode opor a esse raciocínio?
– A razão. Refleti maduramente e não vos será difícil reconhecer o
absurdo disso.
* Esta doutrina faz de Deus um ser material que, embora dotado de
uma inteligência suprema, seria em tamanho grande o que nós somos
em tamanho pequeno. Uma vez que a matéria se transforma sem parar,
se assim for, Deus não teria nenhuma estabilidade, estaria sujeito a todas
as mudanças e variações, a todas as necessidades da humanidade, e
lhe faltaria um dos atributos essenciais da Divindade: a imutabilidade.
Não se pode imaginar que são as mesmas as propriedades da matéria
e a essência de Deus, sem O rebaixar na nossa concepção. Todas as
sutilezas do sofisma (3) não conseguirão resolver o problema na sua natu-
reza íntima. Não sabemos tudo o que Deus é, mas sabemos o que não
pode deixar de ser, e a teoria do panteísmo está em contradição com
suas propriedades mais essenciais; ela confunde o criador com a criatu-
ra, exatamente como se afirmasse categoricamente que uma máquina
engenhosa fosse parte integrante do mecânico que a concebeu.
A inteligência de Deus se revela em suas obras como a de um pintor
em seu quadro, mas as obras de Deus não são o próprio Deus, assim
como o quadro não é o pintor que o concebeu e executou.
3 - Sofisma: argumento falso, enganoso, feito de propósito para induzir ao erro (N. E.).
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