Acrescentamos que o estudo de uma doutrina, como a Doutrina
Espírita, que nos lança de repente e em cheio numa ordem de coisas
tão novas e grandiosas, somente pode ser feito por homens sérios,
perseverantes, isentos de prevenções e movidos por uma firme e sin-
cera vontade de chegar a um resultado esclarecedor. Não podem ser
considerados assim os que julgam, a priori (20), levianamente e sem ter
visto tudo; que não dão a seus estudos nem a seqüência, nem a regu-
laridade, nem a cautela necessária; e muito menos certas pessoas que,
para não perder a pose de sua reputação de homens de espírito (21), se
empenham em encontrar um lado ridículo nas coisas mais verdadeiras,
ou assim julgadas, por pessoas cujo saber, caráter e convicções fazem
jus ao respeito de quem se tem na conta de ser bem-educado. Aqueles
que não julgarem os fatos espíritas dignos de si e de sua atenção que
se calem; ninguém tenciona violentar sua crença, mas que saibam res-
peitar a dos outros.
O que caracteriza um estudo sério é a seqüência que se dá a
esse estudo. Deve causar estranheza o fato de não se obter, muitas
vezes, nenhuma resposta sensata às questões, sérias por si próprias,
quando são feitas ao acaso e lançadas à queima-roupa no meio de
enxurradas de perguntas absurdas? Uma questão, aliás, é muitas ve-
zes complexa e requer, para ser esclarecida, indagações preliminares
ou complementares. Quem quer aprender uma ciência deve fazer um
estudo metódico dela, começar pelo início e seguir o encadeamento e o
desenvolvimento das idéias. Aquele que sem mais nem menos pergunta
a um sábio algo sobre a ciência da qual nada sabe acaso obterá algum
proveito? E o próprio sábio poderá, com a melhor boa vontade, dar uma
resposta satisfatória? Essa resposta isolada será forçosamente incom-
pleta e, muitas vezes, por isso mesmo, ininteligível, ou poderá parecer
absurda e contraditória. Acontece exatamente o mesmo nas relações
que estabelecemos com os Espíritos. Se quisermos nos instruir na sua
escola, é preciso fazer um curso com eles, mas proceder exatamente
como entre nós: selecionar os professores e trabalhar com constância.
Dissemos que os Espíritos superiores apenas vêm às reuniões
sérias e, em especial, àquelas em que reina uma perfeita comunhão
de pensamentos e de sentimentos pelo bem. A leviandade e as ques-
tões inúteis os afastam, como, entre os homens, afastam as pessoas
racionais; o campo fica, então, livre à multidão de Espíritos mentiro-
sos e fúteis, sempre à espreita de ocasiões para zombar e se divertir
à nossa custa. O que devemos esperar de uma reunião dessa nature-
za quando desejamos resposta a uma questão séria? Será respondi-
da? Sim, será, mas respondida por quem? É como se no meio de um
bando de gozadores lançássemos estas questões: o que é a alma?
O que é a morte? E outras também de igual tom recreativo. Se quereis
respostas sérias, sede sérios no verdadeiro sentido da palavra e colo-
cai-vos de acordo com todas as condições que se requerem. Somente
assim obtereis grandes coisas. Sede mais laboriosos e perseverantes
em vossos estudos; sem isso os Espíritos superiores vos abandona-
rão, como faz um professor com seus alunos negligentes.
20 - A priori: diz-se do conhecimento, afirmação, verdade, etc. anterior à experiência (N. E.).
21 - Homens de espírito: inteligentes, geniais (N. E.).
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