quinta-feira, 28 de abril de 2011

Introdução


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PALAVRAS NOVAS
Para designar coisas novas são necessárias palavras novas; as
sim exige a clareza de uma língua, para evitar a confusão que ocorre quan-
do uma palavra tem múltiplo sentido. As palavras espiritual, espiritualista,
espiritualismo têm um significado bem definido, e acrescentar-lhes uma
nova significação para aplicá-las à Doutrina dos Espíritos seria multipli-
car os casos já tão numerosos de palavras com duplo sentido. De fato, o
espiritualismo é o oposto do materialismo, e qualquer um que acredite
ter em si algo além da matéria é espiritualista, embora isso não queira
dizer que creia na existência dos Espíritos ou em suas comunicações
com o mundo material. Em vez das palavras espiritual, espiritualismo,
utilizamos, para designar a crença nos Espíritos, as palavras espírita e
Espiritismo, que lembram a origem e têm em si a raiz e que, por isso
mesmo, têm a vantagem de ser perfeitamente inteligíveis, reservando à
palavra espiritualismo sua significação própria. Diremos que a Doutrina
Espírita ou o Espiritismo tem por princípio a relação do mundo material
com os Espíritos ou seres do mundo espiritual. Os adeptos do Espiritis-
mo serão os espíritas ou, se quiserem, os espiritistas.
Como especialidade, o Livro dos Espíritos contém a Doutrina
Espírita; como generalidade, liga-se ao espiritualismo num dos seus as-
pectos. Esta é a razão por que traz, no início de seu título, as palavras:
“filosofia espiritualista”.

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